NOSSA MISSÃO

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Palmeira das Missões Ministério de Madureira, tem a missão de fazer a diferença no Reino de Deus em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países do mundo. Pois nossos objetivos nos levam a sermos uma igreja alicerçada na Palavra de Deus primando pela salvação das almas, levando o evangelho a toda a criatura fazendo sempre a vontade de Deus, reconhecendo que o Senhor Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de todos nós, para que os homens sejam servos obedientes e bons dispenseiros da multiforme graça do Senhor. Ministério de Madureira Uma Igreja Feliz! Contatos: 55.99998.3905.

IEADEMMAD

IEADEMMAD
IEADEMMAD

CONAMAD NO BRASIL - CONEMAD NO RIO GRANDE DO SUL - CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

CONAMAD NO BRASIL - CONEMAD NO RIO GRANDE DO SUL - CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

sexta-feira, 16 de março de 2012

Santa Ceia - Instruções

1. A SANTA CEIA DO SENHOR

A Ceia do Senhor Jesus Cristo com seus discípulos foi algo extremamente espiritual e maravilhoso, sendo um dos dois sacramentos sagrados determinados por Jesus tão importante quanto ao Batismo nas Águas é a Santa Ceia do Senhor. Interessante que Jesus deu as recomendações na Santa Ceia, dizendo que o pão que ora havia partido, era o seu próprio corpo moído pelas nossas iniqüidades e o vinho servido no cálice era seu sangue que haveria de ser derramar para a remissão dos pecados de todos aqueles que viessem a crer em Seu Nome.

Nas instruções de Jesus Cristo quanto à prática da Santa Ceia, Cristo disse que era para nós fazermos aquele ritual sagrado até que Ele viesse nos buscar, conforme orientações do Apóstolo Paulo na Primeira Carta aos Coríntios, no capítulo onze, a partir do versículo dezessete. Como um dos sacramentos bíblico, a Santa Ceia nos leva a uma reflexão espiritual e uma aproximação maior com Deus, pois todas as vezes que viermos a cear estaremos relembrando o sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário para a remissão e salvação de todos nós.

Ao iniciarmos o este estudo sobre a SANTA CEIA DO SENHOR, devemos voltar ao passado, tempo anteriores a Cristo, a fim de que venhamos a também relembrar da origem das comemorações judias de Páscoa, dadas ao povo de Israel através de Moisés, a qual findou junto com as ordenanças da Lei do Antigo Testamento, sendo abolido pela aspersão do sangue do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A primeira comemoração da Páscoa por ordenança do Senhor Deus ao seu povo, foi na noite em que foram libertos da escravidão de Faraó Rei do Egito, após a última praga dada por Deus como castigo àquele que resistia em libertar os israelitas da escravidão do Egito.

Encontramos na Bíblia Sagrada, em Exodo 12.1-14, o momento em que Deus falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa. Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; conforme o comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras; E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue e pô-lo-ão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, senão assado ao fogo; a cabeça com os pés e com a fressura. E nada dele deixareis até pela manhã; mas o que dele ficar até pela manhã, queimareis no fogo. Assim, pois, o comereis: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do SENHOR. E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”.

Através da ordenança do Senhor Deus, a festa da Pascoal pela libertação da escravidão do povo de Deus do Egito, passou a ser comemorada anualmente, conforme a seguintes passagens bíblicas que esta em Êxodo 23. 14- 15: “Três vezes no ano me celebrareis festa. Guardarás a Festa dos Pães Asmos; sete dias comerás pães asmos, como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; ninguém apareça de mãos vazias perante mim”.

2. A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA PELA LEI DE MOISÉS

Conforme a Palavra de Deus através do Livro dos Números 9.1-2: “Também falou o SENHOR a Moisés no deserto do Sinai, no segundo ano da sua saída da terra do Egito, no primeiro mês, dizendo: Que os filhos de Israel celebrem a Páscoa há seu tempo determinado”.


3. A ÚLTIMA PÁSCOA E A PRIMEIRA CEIA

Vamos observar o que a Palavra de Deus sobre as ordenanças de Santa Ceia, segundo o Evangelho de Lucas 22.14-20, que diz: “E, chegada à hora, pôs-se a mesa, e com "Ele" os doze apóstolos. E disse Jesus: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça. Porque vos digo, que não comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. E tomando o cálice, e havendo dado graças disse: Tomai-o e reparti-o entre vós. Porque vos digo que não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. E tomando o pão e havendo dado graças, repartiu-o e deu-lhes dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado, fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós”.

Vislumbramos que apesar das poucas horas que restavam para que o Senhor Jesus Cristo fosse entregue aos homens para ser atormentado, e ainda sob a égide da lei, o Senhor Jesus quebrou a tradição e os paradigmas da celebração das festas da Páscoa, e juntamente com os seus apóstolos, celebrou e instituiu ali primeira ceia, e recomendou: Fazei isso em memória de mim.

Jesus Cristo com esta celebração, não a realizou nos padrões normais determinado pela Lei de Moisés, que instruía o povo Judeu quanto às celebrações da Páscoa, a qual era realizada com abundância de alimentos e bebidas, mas com um pequeno pedaço de pão e um cálice de vinho. E distinguiu: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha”.


4. JESUS LAVA OS PÉS DOS DISCÍPULOS

A demonstração do Senhor Jesus Cristo de humildade e amor, esta no Evangelho de João 13.3, 4, 5, 12 a 17, onde encontramos a seguinte mensagem: “E, acabada a ceia; sabendo Jesus que havia saído de Deus e com a certeza que para Deus voltaria; levantou-se da ceia, tirou os vestidos, tomando uma toalha cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos seus discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Depois que lhes lavou os pés, tomou os seus vestidos, e se assentou outra vez a mesa, e disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu sou. Ora se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois, se as fizerdes”.

Vemos que o Senhor nos deu grandes exemplos de como sermos servos fiéis e obedientes à sua Palavra. Jesus neste ato demonstrou a grandeza do Filho de Deus se submetendo a um momento sublime de seus ensinamentos.


5. OS BEM-AVENTURADOS

“Queridos e amados, o Senhor exemplificou aqui o maior testemunho de humildade e simplicidade, “Ele”, sendo Senhor e Mestre, não hesitou em dar o exemplo em si mesmo para que O sigamos, porque nos convém imitá-lo em sua perfeição. "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial” (Mateus 5:48).

Devemos fazer uma meditação profunda no texto que referencia esse ato do Senhor Jesus, para que devamos lavar os pés uns aos outros em observância a sua ordenança: “Ora se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”.

E disse mais ainda: Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois, se as fizerdes. E condicionou: agora que sabeis estas coisas, sereis bem-aventurados se fizerdes.

Disse Jesus em João 6.53: “Se não comerdes da carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos”.


6. AS ORDENAS DE PAULO QUANTO A CELEBRAÇÃO DA CEIA

Na primeira Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios 11.26 a 31, diz: “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados”.

As ordenanças dadas pelo Senhor Jesus, exorta a igreja quanto à necessidade da ordem na Ceia do Senhor. Dá os procedimentos para que não sejam em conformidade com a Lei de Moisés, dadas no Antigo testamento. Pelo Novo Testamento, os atos da Santa Ceia são santificados todas as vezes que são realizados. É o acatamento às ordenanças e a reverência ao sangue do Senhor Jesus Cristo, que por nós foi derramado em sacrifício para a salvação da humanidade. A Santa Ceia é o ápice da comunhão entre o homem e o Senhor Deus, Supremo Criador, dada por Cristo para que todos alcancem a salvação eterna.

A Palavra de Deus nos exorta para que tudo seja com decência e cada um examine a si mesmo, e não participe da ceia do Senhor estando em pecado, porque se isto ocorrer, poderá estar tomando o cálice para sua própria condenação, perdendo assim a salvação que esta em Cristo Jesus Nosso senhor.


7. QUEM PODE PARTICIPAR DA CEIA

Nas diversas religiões ou igrejas evangélicas, líderes criaram rituais e condições e critérios para a que o povo de Deus possa participar da Santa Ceia do Senhor, com a seguir veremos:

    7.1. O ceante deve ser batizado nas águas, ter a união civil estável e legalizado perante a lei, ter no mínimo de doze anos, estarem com os dízimos devidamente atualizados.

    7.2. Existem tantas doutrinas criadas pelo homem, fazendo com isso acaba mutilação na palavra de Deus, conforme diz I Coríntios 11.28 e 29: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor”.

    7.3. Jesus Cristo nos deu o maior ensinamento quanto a participarmos da Santa Ceia.

           1. Cristo começou seu ministério evangelístico com 30 anos de idade e isso durou três anos e meio.

           2. Cristo antes de nos ensinar e de nos dar os mandamentos para a Santa Ceia, passou primeiro pelas águas do batismo, como João, no Rio Jordão.

           3. Depois de seu ministério ter ganhado tantas almas, curados doentes, enfermos e aleijados e ensinado a Palavra do Pai, também nos deixou os ensinamentos quanto à Santa Ceia muito bem instruído a todos nós através da Primeira Carta aos Coríntios, através do Apóstolo Paulo.

            4. Cristo como Judeu, cumpriu toda a lei, estando pela primeira vez no templo aos 12 anos, dando assim a cada um de nós o exemplo de que podemos participar não somente de cultos, mas dos atos de Santa Ceia, uma vez que temos a consciência de que somos pecadores, mas que somente através do renovo e renascimento das águas do batismo passamos a ter o direito e o dever de participarmos do Corpo de Cristo.

             5. Muitas igrejas não cruzam a experiência bíblica de que primeiro deve ocorrer batismo e após se deve participar da Santa Ceia, dando ao pecador primeiro a participação do Corpo e do Sangue de Cristo e após o batizando para um novo nascimento. Primeiro devemos nascer de novo, para apos participarmos do Corpo de Cristo, isto é um princípio básico, mas fundamentado na Palavra de Deus.


8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Queridos leitores e estudiosos da Palavra de Deus, verificamos o poder de Deus sobre esta palavra: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo. A Santa Ceia é o momento em que devemos olhar para dentro nós mesmos e de fazermos uma auto-reflexão daquilo que passamos ou estamos vivendo. Deus disse ao Profeta Samuel que Ele conhecia o coração do homem, mas o homem conhecia apenas o exterior humano. Esta Palavra esta nos dizendo de que o único a avaliar aquele momento é o próprio ceante, o qual deve saber se esta ou não apto a participar da Santa Ceia. Não poderia outro irmão delinear a participação de seu irmão nos atos sagrados, pois não saberia o que estaria passando no coração de seu irmão.

Por fim, Jesus Cristo é o exemplo a ser seguido e não os paradigmas da religião humana, que na maioria das vezes esta descumprindo os princípios básicos da Palavra de Deus e caindo numa crendice doutrinária, humana e religiosa.

Que a paz de Deus esteja com todos vós!

Nenhum comentário:

Templo Sede

Templo Sede
Avenida José Firmino Vilande, 274, Bairro Mutirão, Palmeira das Missões

Congregação de Santo Augusto

Congregação de Santo Augusto
Rua Nonô Prates, 43, Bairro Santa Fé, Santo Augusto

Congregação Frederico Westphalen

Congregação Frederico Westphalen
Rua 137, sn, Bairro Distrito Industrial, Frederico Westphalen, RS

Congregação Irai

Congregação Irai
Rua Felisberto Reis, 323, Bairro Militar, Irai, RS

MESA DIRETORIA DA CONEMAD-RS - PERÍODO 2022-2026

MESA DIRETORIA DA CONEMAD-RS - PERÍODO 2022-2026
CONVENÇÃO ESTADUAL DOS MINISTROS EVANGÉLICOS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA NO ESTADO DO RIO GRANDE DOS SUL CONEMAD-RS

JUNTA CONCILIADORA - CONEMAD-RS

JUNTA CONCILIADORA - CONEMAD-RS
Presidência, Relatoria e Membrasia da Junta Conciliadora da Convenção das Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus Ministério de Madureira do Estado do Rio Grande do Sul - CONEMAD-RS.

CIBE-RS - CONFEDERAÇÃO DAS IRMÃS BENEFICENTES EVANGÉLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CIBE-RS - CONFEDERAÇÃO DAS IRMÃS BENEFICENTES EVANGÉLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
O que é CIBE? Fundada em 1968 pela saudosa Missionária ZÉLIA BRITO MACALÃO, a Confederação das Irmãs Beneficentes Evangélicas - CIBE, foi criada pela Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério de Madureira - CONAMAD, com a finalidade de ser um braço da igreja na ação social. Sua atuação baseia-se nos princípios fundamentais das Sagradas Escrituras e em conformidade com a legislação vigente. Cabe à CIBE desenvolver ações voltadas ao atendimento, amparo e acolhimento de necessitados e desamparados. Atualmente nossas Igrejas participam de apoio a asilos, orfanatos, abrigos, atuando na arrecadação e distribuição de gêneros alimentícios, remédios, agasalhos, cobertores, calçados e roupas. Palavra de Deus: "Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas" (Isaías 1.17). Venha fazer parte da CIBE você também!

SEMMAD-RS - SECRETARIA DE MISSÕES 2022-2026

SEMMAD-RS - SECRETARIA DE MISSÕES 2022-2026
Qual é o papel de uma Secretaria de missões? A Secretaria de Missões tem a obrigação de manter a igreja sempre bem informada a respeito de seus missionários e também da obra missionária de maneira geral e abrangente.

UMARDERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira

UMARDERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira
Composição da Diretoria da UMADERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira do Estado do Rio Grande do Sul para o quadriênio de 2023 a 2026.

DIRETORIA DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES

DIRETORIA DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES
ANO 2024

OBREIROS DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES EM 2024

OBREIROS DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES EM 2024
ANO 2024

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA PALMEIRA DAS MISSÕES

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA PALMEIRA DAS MISSÕES
Fotografia tirada no dia 24 de janeiro de 2004, por ocasião da Congregação Palmeira das Missões pertencente ao Campo de Cruz Alta, pela presidente da época do Pastor ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES DOS SANTOS CAMPOS.inistério de Madureira em Palmeira das Missões

PÓRTICO NORTE DA ENTRADA DE PALMEIRA DAS MISSÕES

PÓRTICO NORTE DA ENTRADA DE PALMEIRA DAS MISSÕES
A cidade de Palmeira das Missões, esta localizada na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Erva Mate. Entre os episódios ocorridos no antigo município de Palmeira das Missões durante a Revolução Federalista de 1893, tem particular interesse o morticínio do Distrito de Boi Preto, um dos maiores da luta que, só encontra paralelo no genocídio da Mangueira de Pedra (Rio Negro, Bagé), que o precedeu e, segundo voz corrente, foi ainda maior. Afirma-se que naquela cidade da Fronteira Sul, os sacrificados por Adão de La Torre (e outros) somaram 410, enquanto na hecatombe serrana , conforme telegrama do comandante do massacre Firmino de Paula ao Presidente Júlio de Castilhos, atingiram 370. Formação Administrativa do município de Palmeira das Missões, cuja sede pertencia ao antigo 3.º Distrito do município de Cruz Alta, foi criado por força da Lei Provincial nº 928, de 6 de maio de 1874, com território desmembrado dos municípios de Cruz Alta e de Passo Fundo, se instalando definitivamente no 7 de abril do ano seguinte.